Experimentando outras economias baseadas na alegria e na abundância

Criamos e testamos engenhocas que promovem o fazer econômico de humanidades abundantes em afeto e conexão, e nos munirmos da palhaçaria hacker para que nossos fluxos sejam leves, subversivos e divertidos.

Quero participar
O QUE É A MUDA?

Muda Outras Economias é

uma comunidade virtual

uma rede de fomento

uma moeda social

uma rede de colaboração

um ato político

A Muda é uma comunidade virtual iniciada por um grupo de artistas, professores, fazedores culturais, empreendedores sociais, surfistas, hackers, produtores e sonhadores.

Estruturada como uma rede de fomento, busca incentivar ações culturais, educativas e socioambientais que muitas vezes não são contempladas pelo sistema financeiro tradicional. A estratégia usada para subverter essa forma excludente de pensar economia, foi a criação de uma moeda social complementar, a MUDA, que nos permite recuperar a autonomia, evidenciar e circular a abundância existente em nossa comunidade.

Em uma plataforma digital realizamos a troca de bens, produtos e serviços, através da circulação da MUDA, disponibilizando nossos dons e dádivas e criando uma rede de colaboração e fortalecimento mútuo aonde cada transação se torna um ato político pela reforma monetária.

Fomentar ações de impacto social

Investimos em ações culturais, educativas e socioambientais alinhadas aos valores da comunidade. Remuneramos em MUDAs o engajamento em projetos parceiros e assim valorizamos esse trabalho e destravamos o fluxo de recursos para áreas de impacto social.

Resgatar e aprofundar o senso de comunidade

Nos inspiramos nos saberes de povos originários para criar engenhocas de tecnologia humana que possibilitem conexões e trocas baseadas na gratidão e no cuidado mútuo. Ao reconhecer que somos seres comunitários, que precisamos uns dos outros, podemos cuidar dessas conexões com afeto, alegria e generosidade através da circulação de bens, produtos e serviços. E assim descolonizar nossas relações humanas.

Promover uma mudança de mentalidade

A mudança do mundo começa com nossa mudança interna. Para alcançarmos um futuro onde toda forma de vida possa existir e prosperar precisamos estar atentos ao nosso modo de pensar e agir. Voltarmos a integrar e nos conectar com a natureza e todos os seres vivos, numa perspectiva ecológica, cuidadora, comunitária e abundante.

Ressignificar a relação com o dinheiro

O dinheiro é uma ferramenta criada para gerenciar trocas e fazeres humanos, e como toda ferramenta, as intenções da sua modelagem determinam seu propósito. As moedas fiduciárias nacionais são modeladas através do paradigma da escassez e induzem a competição e a concentração de riqueza. Porém é possível criar moedas com outras intenções, baseadas na abundância, na colaboração, na circulação de riquezas e na cultura do presentear.

Surfar na onda da abundância

Acreditamos que estamos vivendo uma transição de eras e vamos precisar de coragem para fazer esse drop. Já estamos nos preparando e investindo em ações de autocuidado, de contato com a nossa ancestralidade e espiritualidade, de elevação de níveis de consciência, e de compreensão da nossa interdependência. Estamos remando forte com o nosso fazer holístico, ganhando ritmo e conectados com o propósito maior de surfar nessa onda.

Para germinar modos de fazer, pensar e nutrir práticas éticas, compartilhadas e inclusivas, nosso compromisso é:

Reconectar com a natureza

A economia e a ecologia são partes de um todo, assim como nós somos parte da natureza. A narrativa de separação e a visão supremacista dos homens se reflete em uma economia extrativista que desconsidera os equilíbrios dos ecossistemas e desencadeou uma emergência climática. Para reequilibrar, promovemos uma economia extremamente relacionada aos fazeres ecológicos e reintegrada à natureza.

Alcançar favelas e comunidades marginalizadas

No Brasil, milhões de pessoas não têm acesso a contas bancárias e vivem à margem do sistema financeiro tradicional. Para essas pessoas ter acesso a uma moeda social que seja abundante para eles e suas comunidades pode ser ainda mais transformador. Representa a oportunidade de terem seus talentos e trabalho devidamente valorizados, e lhes dá autonomia para ressignificar suas relações de troca.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat.

Luiz Hadad • nibh eusmod tincidunt

Perguntas frequentes

Como faço para participar?

Entre na plataforma muda.cambiatus.io e crie sua conta.

Como faço para conseguir MUDAs?

Possuímos quatro formas principais para a obtenção de MUDAs: 
Fortalecimento da rede: ao se cadastrar e convidar amigos para a rede você recebe MUDAs;
Enriquecimento das trocas: uma vez dentro da comunidade você pode ofertar seus serviços e/ou produtos e trocar por MUDAs;
Ações conscientes: como rede incentivamos, junto com coletivos parceiros, práticas e ações que são recompensadas em MUDAs;
Financiando projetos parceiros: ao colaborar financeiramente em reais com algum dos projetos parceiros você pode ser reembolsado em MUDAs.

Quanto vale 1 MUDA?

Para facilitar a precificação dos produtos e serviços na rede estabelecemos que 1 MUDA equivale a 1 Real.

Eu preciso comprar MUDAs?

Não! A MUDA é uma moeda complementar ao sistema financeiro vigente sem nenhuma correlação direta. Não realizamos a troca ou venda de MUDAs por reais. Entretanto, em alguns casos especiais sua prática de consumo pode ser recompensada em MUDAs (Ex.: ao participar de uma campanha de financiamento coletivo o valor doado por você pode ser revertido e recebido em MUDAs como gratificação).

100
MUDAS
Confraria da Horta CSA

Consultoria para iniciar
uma CSA

15
MUDAS
Danilo Costa

Pasta artesanal de amendoim - "Rústica"

40
MUDAS
Maian Capella Soares

Conversa para abrir o coração e dissipar as angústias

50
MUDAS
Alejandro Martín Rios

Corte de cabelo

50
MUDAS
Artur Pereira Porto

Aula de violão /
guitarra iniciante

110
MUDAS
Heider Mandala

MEI - Abertura / Alteração / Baixa

Nossos parceiros

Entre para a comunidade no Whatsapp
Siga a Muda